Carnaval 2023

Carnaval à vista! Claro que não poderíamos deixar uma das datas festivas tão comemorada por aqui no Brasil passar despercebida e por isso viemos aqui hoje contar um pouco dessa história, de como surgiu o Carnaval, o que ele significava etc.

Prontos para embarcarem nessa viagem?

Poucos sabem, mas o Carnaval surgiu na Idade Média e é associado ao cristianismo, porém só chegou ao Brasil quando foi colonizado pelos portugueses. Carnaval é uma festa totalmente religiosa. Sério? Como?

O Carnaval Medieval era o “mundo de cabeça para baixo”, eram festas que promoviam muita bebedeira e os prazeres carnais. Tivemos com o decorrer da Idade Média a Consolidação da Igreja Católica e uma busca pelo controle dessas festas, pois além de exageradas eram pecaminosas. Sendo assim, a Igreja estabelece a QUARESMA, período de 40 dias que antecedem a Semana Santa, ou seja, era a preparação para a retirada dos prazeres carnais.

A Quaresma podia durar meses e era o período onde ocorriam peças teatrais, fartura de alimento e muita bebida. Agora falando um pouco mais do Carnaval no Brasil, ele surgiu em meados do século XVI e XVII e eram “brincadeiras” como jogar urina um no outro, lama, água suja e por ai vai e elas ocorriam inicialmente no Rio de Janeiro.

Com o passar do tempo essas práticas carnavalescas foram substituídas pelo Baile de Máscaras, devido a influência Europeia. Os bailes de máscaras foram se popularizando e se tornando elemento fundamental no Carnaval. Em virtude disso, as escolas de samba cada vez mais ganhavam maior prestígio. A tal ponto que foi inaugurado assim o Sambódromo.

Nossa que história longa não é mesmo?! Mas depois de sabermos um pouco mais como tudo começou, vamos falar de coisa boa. Para onde você gostaria de ir nesse carnaval?

Salvador, Rio de Janeiro, Olinda, praia no litoral de São Paulo, Santa Catarina? Qual é a sua opção? Deixa aqui nos comentários que estamos ansiosos para compartilhar com você dicas de diferentes localidades para curtir esse carnaval.

Bora cair na folia!

Carnaval

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *