Tendência de cores 2023
Porque estudar as tendências? O que elas impactam?
Estudar tendências reflete nos diferentes segmentos que uma empresa atua, além de fazer a imersão do mundo virtual ao físico.
Uma das referências quando se fala em tendência de cor é a WGSN e a COLORO. Sabemos que vivemos a dualidade do mundo virtual com o físico e nesse ano que está por vir, sabemos que essa realidade mista, dita pela WGSN vai ser ainda mais dominante e pensando nisso, o papel das cores será transitarem dentro do ambiente.
Transitarem no ambiente? Como assim?
Queremos que as cores transmitam as sensações que você está sentindo ou gostaria de estar sentindo, por exemplo, uma sala de leitura, um ambiente calmo, relaxante, aconchegante; seria essa sensação que a cor escolhida iria transmitir. Além desse fator, sabemos que cada vez mais marcas e empresas levantam a bandeira de ser politicamente correta, ou seja, de pensar no meio ambiente, em menos poluição e degradação e mais preservação!
Pensando nesse assunto que ganha força no mundo, pensamos na pigmentação das cores e em todo seu processo de execução, logo elas também vão falar de Conexão, Cuidado e Comunidade quando transitarem pelos ambientes. Essa ideia já começa a ser transmitida pela nomeação das cores dada pela WGSN que veremos a seguir.
Foram selecionadas cinco cores para o ano de 2023 e dentre elas temos:
Tranquil Blue
Tons claros incluídos na cartela para exalar sensação de quietude, descanso e calma.
Digital Lavender
É um lilás suave, para associar com serenidade, em contraponto às cores geralmente saturadas e intensas do universo digital. A WGSN chama esse momento de “escapismo digital
Luscious Red
Um tom de vermelho apontado como “hyper real, imersivo e sensorial.
Sundial
Referência a relógio de sol. Uma variante de amarelo fechado pendendo para o marrom.
Verdigris
Verde tratado como revigorante para vincular à estética retrô e digital.
Conclui-se assim que a WGSN exalta essas cores como as cores do ano de 2023, pois elas expressam o tempo gasto nas redes sociais, fantasiando o dia a dia e nos tirando da realidade que vivemos e nos encorajando a ficar nessa realidade, como por exemplo a do próprio Instagram. Essa confiança que o mundo mais lúdico nos transmite faz com que os tons pastéis que há algum tempo ganha força no mercado permaneça, afinal são eles que inspiram os sonhos e junto com os tons mais fortes nos transmitem a mensagem de algo novo e emocionante.
Vejam a seguir vídeos que exaltam essa ideia que a WGSN nos mostra.